beleza, emagrecimento, hábitos alimentares

Exija para você um prato colorido

teladeka

teladeka

Pratos Coloridos, exija um prato colorido para você.

pratos coloridos

 PRATOS COLORIDOS, EXIJA PARA VOCÊ UM PRATO COLORIDO, ISSO FAZ MUITA DIFERENÇA.

 

           Pratos Coloridos – Se sentindo cansada, sem pique para as atividades diárias, com a pele e o cabelo esquisitos e não sabe de onde vem tudo isso? Pode ser do seu prato.
         
         Provavelmente você já deve ter ouvido falar que, quanto mais colorida for a sua refeição, mais nutritiva ela será. Pois isso é verdade. Porém, na correria diária, a gente acaba esquecendo dessa recomendação. Claro, às vezes não dá para seguir à risca a orientação da Organização Mundial de Saúde, que prega que devemos comer, todos os dias, pelo menos cinco porções de frutas, verduras e legumes na refeições. Mas mudar a forma como montamos o prato nosso de cada dia não exige um esforço impossível de ser cumprido: basta selecionar melhor os ingredientes para deixar o prato mais atrativo.

Pratos Coloridos

         Mas pra quê fazer pratos tão coloridos? Simples: os pigmentos que dão cor aos alimentos não estão ali por acaso. Eles também podem ser ótimos aliados da sua saúde, ajudando na prevenção de uma série de doenças. Para usufruir dos benefícios, a dica é simples: preencha  seu prato com pelo menos cinco cores.
E, quanto mais cores houver, maior será a quantidade de nutrientes que você vai ingerir. Fibras, sais minerais, vitaminas e alguns fitoquímicos estarão lá, prontos para te dar mais energia, espantar doenças e até retardar o envelhecimento e você poderá, tranquilamente, dar adeus aos suplemenos vitamínicos.

Pratos Coloridos

        Ah, antes de falarmos sobre cada cor, saiba que essa mudança de hábito traz mais um bônus: você perde peso e mantém a forma, porque deixa de se alimentar incorretamente, focando só em determinados tipos de nutrientes {ocasionando a falta de outros}, e também seleciona melhor o que vai comer. É ou não é um ótimo motivo para começar?

♥ Laranja/Amarelo

       Ricos em carotenoides e vitamina C, que é um poderoso antioxidante, os alimentos dessas cores ajudam a fortalecer o sistema imunológico, aumentar a resistência de ossos, dentes e tendões, além de proteger os olhos. O betacaroteno, responsável pela cor alaranjada, também fortalece os cabelos e previne infecções. Outro importante componente é a hispedirina, que combate doenças cardiovasculares, combatendo a ação de moléculas nocivas à saúde.
     O que comer: laranja, cenoura, damasco, manga, mamão, melão, tangerina, pêssego,caju, abóbora, abacaxi, maracujá e carambola.

♥ Vermelho

   Os alimentos desta cor são fontes de vitaminas A, C e do complexo B, além de cálcio,potássio e ácido fólico. Contêm também carotenoides, substâncias que fazem bem ao coração e à memória, fortalecem os olhos e a pele. Alguns deles têm licopeno, um fitoquímico que combate os radicais livres que envelhecem o organismo, protege o coração e é um ótimo amigo na prevenção do câncer de próstata. Outra substância benéfica é a antocianina, que estimula a circulação do sangue.
        O que comer: maçã, morango, melancia, acerola, uva vermelha, goiaba vermelha,
cereja, pimenta, pimentão vermelho, tomate e rabanete.

♥ Verde

         Sim, a salada também tem papel importante na sua saúde. Os alimentos verdes são ricos em fósforo, cálcio e ferro — este último, além de combater a anemia, fortalece sangue, ossos e dentes e ainda manda embora o cansaço e a fadiga mental.
    A clorofila, responsável pela coloração esverdeada, tem funções antibacterianas e cicatrizantes, desintoxica as células, protege a pele e os cabelos e impede a proliferação dos radicais livres que envelhecem o organismo. Tem mais, tem mais por causa das fibras, eles “limpam” o intestino e previnem o aparecimento de cânceres no aparelho excretor. 
         O que comer: azeitona verde, alface, brócolis, acelga, espinafre, manjericão, couve,
ervilha, cebolinha, salsa, vagem, abobrinha, limão, kiwi e abacate.

Pratos Coloridos

♥ Roxo

          As vitaminas C e do complexo B, potássio e vários minerais retardam o envelhecimento,
previnem doenças do coração e ainda colaboram na manutenção do aparelho digestivo,
do sistema nervoso e do bom funcionamento dos rins. O ácido elágico, outra importante
substância presente nesses alimentos, não só combate o aparecimento do câncer
como também melhora a aparência da pele.
         O que comer: berinjela, figo, alcachofra, beterraba, amora, ameixa preta, cebola roxa repolho roxo, uva, alface roxa, lichia e framboesa.

♥ Marrom

                Se você sofre de TPM, alie-se a eles: os alimentos de cor marrom ajudam a controlar
a ansiedade, têm função antidepressiva e reduzem a comilança, pois aumentam a sensação de saciedade. Além da riqueza de fibras, os marronzinhos contêm vitaminas E e do complexo B, trabalham na redução de colesterol e triglicérides e são ótimos guerreiros na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer e Alzheimer.
       O que comer: amêndoas, castanhas, nozes, cereais integrais (arroz, aveia, centeio, cevada, trigo), feijão, lentilha e soja

♥ Branco

      O cálcio e o potássio presentes nesses alimentos dão força aos ossos e músculos, regulam o sistema nervoso e protegem o coração. Já as vitaminas do complexo B aumentam a energia, evitam dores musculares e problemas circulatórios. O que comer: banana, cebola, couve-flor, pêra, alho, alho-poró, aipim, cogumelos, aspargo, graviola e aipo. 
       Mas fique atenta: não deixe de consumir outros ingredientes para equilibrar o prato
como carboidratos e proteínas {carnes, ovos}. Ao contrário do que dizem por aí, este
s alimentos não estão proibidos quando se adota uma dieta mais colorida. Basta saber
dosar a quantidade para formar uma refeição saudável com Pratos Coloridos.
Tags:, ,

Leave a Comment